Nada será como antes. É diante de desafios que evoluímos, aprendemos, desaprendemos e (re)aprendemos.

A aprendizagem é um processo que ocorre de múltiplas formas e em todos os ambientes da organização, sejam eles formais ou informais. Além disso, envolve o envolvimento e atitude do indivíduo que aprende. Sabemos que cada indivíduo tem níveis diferentes de motivação, aspiração profissional e objetivos de carreira, experiências prévias e, principalmente, maior ou menor facilidade de aprendizagem.

O RH, no papel de Parceiro Estratégico do negócio e Gestor de Mudanças, pode criar ambientes de aprendizagem digitais que estimulem as pessoas a crescer, evoluir no domínio das competências que o mercado valoriza e que farão a diferença na evolução de cada profissional na sua carreira.

As trilhas de aprendizagem da Kienbaum são caminhos alternativos e flexíveis para promover o desenvolvimento das pessoas, respeitando suas particularidades.

 

O processo pode incluir, livremente, as seguintes etapas:

1 – Diagnóstico Individual

O diagnóstico tem com o objetivo mapear os desafios individuais considerando os projetos, as rotinas e principalmente as principais mudanças que precisam ser implementadas para aumentar a efetividade das ações de autoliderança, liderança das equipes e liderança corporativa nesse contexto de crise.

2 – Competências que o Mercado valoriza

Nesta etapa a Kienbaum apresentará as competências que o mercado valoriza e construirá um Plano de Desenvolvimento Individual com ações importantes para a evolução em cada uma dessas competências.

3 – Treinamentos online

Por meio do projeto Akademy Digital, que pretende democratizar o acesso aos treinamentos da Academia de Líderes, os sócios da Kienbaum gravaram programas de curta duração que trabalham competências necessárias ao sucesso profissional. A plataforma oferece flexibilidade para que as pessoas decidam o melhor momento para estudar o tema e oferece ao gestor a visão completa do progresso de sua equipe. Atualmente, os cursos disponíveis são: Pirâmide da comunicação, Challenger Sale e Liderança no dia a dia.  

4 – Acompanhamento Individual

O acompanhamento individual é realizado a partir dos resultados da primeira etapa, que identifica com clareza as principais oportunidades de desenvolvimento da sua equipe.

Consultores e consultoras seniores da Kienbaum serão responsáveis pelas orientações e ajuda à equipe para estabelecer uma nova rotina, incluindo o desenvolvimento individual e das equipes na nova agenda de trabalho das pessoas no contexto atual. Os desafios diários podem ser discutidos e novos caminhos podem ser trilhados com mais confiança quando são definidos com apoio de uma consultoria especializada.

5 – Plano de carreira

O termo carreira significa um caminho. Não revela um histórico profissional, mas um caminho rumo a um objetivo. No mundo corporativo o conceito de carreira refere-se ao percurso profissional rumo a algo desejado, que deverá atender a objetivos pessoais e profissionais, trazendo satisfação e realização. Portanto, o planejamento antecipado de carreira é fundamental para que o caminho a ser percorrido tenha uma direção bem definida, por uma via a ser estabelecida por meio do autoconhecimento, de forma a contemplar as particularidades de cada pessoa e capaz de conduzir o indivíduo a auto realização profissional.

Nessa etapa, a Kienbaum propõe a construção de um plano de carreira pós-crise: aproveitando esta “oportunidade” para fazer uma revisão dos seus planos de carreira, caso existam, ou construir um plano de carreira para aqueles que ainda não têm, já que o mundo do trabalho, ao final desta crise, não será mais o mesmo.

Exemplos de Trilhas de Aprendizagem

 

Veja também outros
serviços.