Para capturar oportunidades e agir de forma estratégica, é necessário que todas as áreas e pessoas tenham um entendimento compartilhado da estratégia e do contexto do mercado.

Adaptando a estratégia para um futuro incerto

 

No momento atual de crise e incertezas sobre o cenário futuro de negócios, é fundamental rever a estratégia e traçar um planejamento que garanta não só a gestão imediata da crise, mas também a preparação para retomada e captura de oportunidades.

Focar somente na execução, sem o alinhamento da comunicação e prioridades estratégicas, revisando e integrando as ações adequadamente, pode acarretar no desperdício de recursos e perda do timing para captar oportunidades.

Objetivos e metodologia

O objetivo é criar uma capacidade de adaptação contínua da estratégia diante de mudanças externas e com maior alinhamento com a execução.

A nova forma de planejar e adaptar estratégias para um futuro incerto contempla:

  • Discussão de cenários futuros e seus impactos no negócio;
  • Alinhamento da estratégia com a execução;
  • Ampliação da discussão estratégica para outros níveis de liderança;
  • Desenvolvimento on the job da visão estratégica em todos os níveis de liderança;
  • Maior interação com stakeholders, inclusive com concorrentes;
  • Adaptação contínua da estratégia diante das mudanças de mercado.

Quais são os diferenciais dessa metodologia?

  • Tempo reduzido para realizar uma reflexão estratégica e orientar a execução a partir das prioridades
  • Investimento adequado para um momento de crise
  • Envolvimento e comprometimento da liderança
  • Maior alinhamento da formulação estratégica e da execução
  • Desenvolvimento da visão estratégia em toda a empresa

O processo ocorre em três etapas:

Preparação

Elaboração de cenários futuros e análise dos resultados e das prioridades estratégicas da empresa

Trabalho em grupos multidisciplinares

Desenho dos impactos dos cenários futuros nas estratégias da empresa, discussão de novas oportunidades, ações que precisam ser aceleradas e descartadas

Workshop

Discussão e construção do contexto estratégico compartilhado, definição de prioridades e estratégias, alinhamento com a execução